segunda-feira, 29 de outubro de 2012

10 mil licenciados desempregados ganham novo apoio

O Governo lança hoje um novo programa de apoio a desempregados licenciados.

A medida consiste em acções de formação avançada para cerca 10 mil pessoas, leccionadas por instituições de ensino superior. O primeiro projecto-piloto é uma parceria com a Nova School of Business and Economics, em Lisboa, que vai abranger 50 desempregados, adiantou ao SOL o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins.
.
Num momento em que o número de desempregados licenciados já supera os 100 mil em Portugal, Pedro Martins explica que o objectivo do novo programa é conseguir uma melhor conjugação entre oferta e procura no mercado de trabalho. «Muitos licenciados desempregados têm formação em áreas onde não há procura. Queremos que haja uma articulação entre a formação de base e novas competências, que possa contribuir para a reinserção no mercado», diz.
.
Uma vez que a formação dos centros de emprego habitualmente não vai ao encontro das necessidades destes desempregados – porque tem, sobretudo, uma natureza técnica –, o Governo está a contactar diversas instituições de ensino superior do país para módulos de formação avançada.
.
O protocolo para o projecto-piloto com a Nova SBE é assinado na segunda-feira e consiste num programa de formação em gestão. Os módulos totalizam 100 horas em áreas como contabilidade, marketing, internacionalização, gestão operacional e negociação. O primeiro grupo terá lugar para 50 pessoas. «Depois da avaliação do projecto-piloto, o programa será alargado a outras instituições de ensino, incluindo de fora de Lisboa», revela o governante.
.
A medida faz parte do pacote de estímulo ao emprego e investimento, anunciado há uma semana pelo ministro da Economia, para 2013. Este ano, os instrumentos de apoio ao emprego postos em prática pelo Governo abrangeram 390 mil pessoas, (+13,5%). A maior parte diz respeito a acções de formação, para as quais foram convocados mais de 260 mil desempregados, entre Janeiro e Setembro (+26%).
.
A medida Estímulo 2012, em que o Estado paga 50% do salário de novos trabalhadores, resultou em 12 mil novas ofertas de trabalho, sobretudo no comércio, na restauração e em actividades de apoio social. Cerca de oito mil já foram ocupadas.
Fonte: joao.madeira@sol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário