quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Berlim vê recessão de 1,5% e desemprego de 16,7% em Portugal

Berlim vê recessão de 1,5% e desemprego de 16,7% em Portugal

Gaspar e Schaüble em Berlim
Gaspar e Schaüble em Berlim
Ministério Federal das Finanças da Alemanha
          
Berlim está a contar com uma recessão mais violenta em Portugal no próximo ano e uma taxa de desemprego a caminho de 17% da população ativa, agravamento que se mantém com o cumprimento do limite défice público, que será de 4,5%, como ficou definido entre o Governo e a troika..
A missão coordenada pelo Ministério Federal da Economia e Tecnologia em articulação com os quatro principais institutos de investigação económica do país (Ifo, Ifw, IWH e RWI) assume que Vítor Gaspar, o ministro das Finanças português, pode conseguir entregar o défice negociado no quinto exame do programa de ajustamento, mas à custa de mais destruição na economia. Diz ainda que o esforço de redução orçamental será bem maior que o previsto: o défice real deste ano, medido pelos peritos alemães, será de 6% do PIB. Em 2013, terá de ser 4,5%.
-
O estudo conjunto, prefaciado pelo próprio secretário de Estado da Economia e Tecnologia, Bernhard Heitzer, data de 11 de outubro e nele estão vertidas as principais referências que Berlim usa para conduzir as suas políticas internas e externas, refere o governante.
.
O relatório conjunto de análise económica, intitulado "A crise do euro abafa a economia - riscos para a estabilidade permanecem elevados", considera que Portugal deverá ajustar ainda mais em baixa. .
.
Depois de uma recessão de 2,9% este ano (mais otimista que o Governo que aponta para 3%), o PIB português vai cair 1,5% (contra 1% projetado por Gaspar).
.
O desemprego também será pior. Este ano o país termina com 15,7% da sua população ativa sem trabalho (Governo diz 15,5%) e no próximo o cenário central dos alemães aponta para uma taxa de 16,7% (Vítor Gaspar aposta em 16,4%).
Fonte: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário