quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Segure o seu ordenado para acautelar situações inesperadas

Numa altura em que a taxa de desemprego está em níveis historicamente elevados, subscrever um seguro para o seu ordenado pode ser uma boa opção. Conheça os produtos disponíveis no mercado.

Somos confrontados, a um ritmo quase diário, com o aumento do desemprego em Portugal. E as previsões são de que esta vaga de despedimentos continue ao longo do próximo ano. Por isso, talvez seja uma boa altura para acautelar este infortúnio. Como? Através de seguros de protecção ordenado que garantem o pagamento de um valor mensal caso fique sem emprego, mas também em situações de acidente ou incapacidade temporária.

Não podemos prever todas as situações, mas podemos acautelar algumas, tentando minimizar os seus impactos. O desemprego em Portugal mantém uma rota ascendente, nos últimos anos, tendência que deverá manter-se. Na proposta do Orçamento do Estado para 2013, o Governo antecipa que, no próximo ano, a taxa de desemprego se situe nos 16,4%, mais 0,9 pontos percentuais do que o previsto em 2012.

Para além do desemprego involuntário, outras situações podem afectar o seu vencimento, tais como acidentes que lhe provoquem uma incapacidade temporária. São situações que não pode prever, mas pode prevenir. Na oferta dos bancos nacionais consta uma vasta gama de seguros ou produtos semelhantes que têm o objectivo de diminuir os efeitos de situações inesperadas. Nos últimos anos, surgiram também seguros com a finalidade de protegerem o seu vencimento.

Estes produtos visam garantir um complemento ao subsídio da Segurança Social. Por enquanto, são apenas duas as instituições financeiras que comercializam estes seguros que protegem o seu vencimento: o Santander Totta e o Banco Espírito Santo.

No primeiro caso, o "Plano Protecção Ordenado" cobre três situações: desemprego de trabalhadores por conta de outrem, incapacidade temporária absoluta de trabalhadores por conta própria, e morte. Pagando um prémio mensal de sete euros, poderá garantir, durante 12 meses, 25% do seu salário, até um máximo de 625 euros por mês , se o desemprego ou uma incapacidade temporária lhe "baterem à porta". Já em caso de morte, os seus familiares poderão receber seis vezes o salário, até um máximo de 2.500 euros por mês.

Já o "Seguro BES Protecção Salário" apresenta três fórmulas distintas, em função do vencimento e da condição do trabalhador. Assim, o BES comercializa as fórmulas "Salário Standard" e "Salário Maxi" para trabalhadores por conta de outrem e a fórmula "Conta Própria" para trabalhadores por conta própria. Relativamente à versão "standard", para um ordenado mensal de mil euros, o valor do prémio mensal é de 8,5 euros. Em caso de desemprego ou incapacidade para trabalhar, receberá 35% da remuneração líquida mensal que é domiciliada na instituição, com um máximo de 500 euros por mês, durante seis meses.

Santander TottaSegure o ordenado por sete euros mensaisSe subscrever o produto do Santander Totta, terá de pagar sete euros por mês, para posteriormente receber 25% do seu salário líquido, isto caso seja afectado por uma situação de desemprego ou de incapacidade absoluta para trabalhar. O valor do reembolso apresenta, contudo, um limite máximo de 625 euros, por mês, estando limitada a um período máximo de 12 meses. O prazo do seguro é de cinco anos, sendo automática e sucessivamente renovado por períodos de um ano. Uma condição necessária para subscrever o seguro é ter o vencimento domiciliado no banco. A idade deverá estar compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para além de desemprego e incapacidade, é também contemplada uma cobertura em caso de morte.

BESGaranta 35% do salário durante seis mesesNo BES, pode encontrar três versões do seguro protecção salário, consoante seja trabalhador por conta própria ou por conta de outrem. Quanto à versão "standard", destinada a trabalhadores por conta de outrem, o valor a pagar mensalmente é calculado pelo banco, numa equação na qual é incluída o valor do vencimento e outros factores. Segundo a simulação facultada pela linha telefónica do BES, para um ordenado de mil euros, o valor do prémio mensal é de 8,5 euros. O prazo do seguro é de um ano, renovável por iguais períodos. Cobre situações de desemprego ou incapacidade para trabalhar, e permite receber 35% da remuneração mensal que é domiciliada no banco, com um máximo de 500 euros, durante seis meses.
Fonte: Negócios Online

Sem comentários:

Enviar um comentário