quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cabo Verde - Desemprego entre os residentes em Portugal preocupa Governo


Cabo Verde
Desemprego entre os residentes em Portugal preocupa Governo
.
Cidade da Praia - A ministra das Comunidades de Cabo Verde, Fernanda Fernandes, afirmou segunda-feira que com a crise económica, a situação dos cabo-verdianos residentes em Portugal está a preocupar o Governo, que já tomou algumas medidas para minimizar o problema.
.
"A comunidade cabo-verdiana em Portugal está a passar por uma situação complicada, sabendo que trabalha sobretudo em sectores muito afectados pela crise, como a construção, a restauração e o turismo", disse.

.
Acrescentou que a "nossa comunidade está muito afectada pelo desemprego e há uma preocupação acrescida do Governo relativamente à sua sobrevivência".

Segundo a ministra das Comunidades cabo-verdiana, é por isso que, em concertação com a embaixada de Cabo Verde em Portugal e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), o Governo de Cabo Verde está a identificar casos "mais prementes", principalmente entre os mais idosos, que não têm qualquer meio de sobrevivência, para que se encontrem soluções para minimizar a situação.
.
Neste momento, estamos a começar por dois concelhos, Oeiras e Sintra, para identificar os casos mais vulneráveis e ver, em concertação com as autoridades portuguesas, como os resolver", referiu.

.
Fernanda Fernandes explicou ainda que, por proposta de Cabo Verde, vai ser retomado o grupo de trabalho consultivo Cabo Verde/Portugal, antecipando a cimeira entre os dois países (de 01 a 03 de Dezembro), para trabalhar as áreas da segurança social, nacionalidade e educação, e identificar e encontrar soluções para os problemas.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário