segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Portugal quer mais 50% de jovens no ensino profissional em dois anos

Portugal quer mais 50% de jovens no ensino profissional em dois anos

O Governo vai apostar e reforçar o ensino técnico-profissional e gostaria de ter dentro de um a dois anos mais 50% de jovens nesta área de ensino. Um dos objectivos deste projecto de ensino dual de formação profissional, inspirado no sistema alemão, é reduzir o desemprego jovem.



"Queremos desenvolver um sistema dual de ensino profissional, aplicado na Alemanha com imenso sucesso (...). Gostaríamos que dentro de um ou dois anos tivéssemos mais 50% de alunos neste sistema de ensino. Será também uma forma de reduzir o desemprego jovem", afirmou o ministro da Educação e da Ciência.
.
Nuno Crato falava antes de iniciar a sua intervenção no encontro entre empresários portugueses e alemães que está a decorrer no CCB, no âmbito da visita da chanceler Angela Merkel a Portugal.
.
O ministro, que esteve em Berlim na semana passada para falar com autoridades alemãs sobre o sistema dual de ensino profissional - onde os estudantes dividem o tempo entre a escola e as empresas -, garante que o governo não irá copiar o modelo alemão, mas adaptá-lo. Por isso, explicou, os jovens que estiveram a seguir a via profissional poderão seguir depois para a universidade, diferente do que acontece na Alemanha.
.
O governo português, adiantou o ministro, vai fazer parcerias com autoridades e empresas alemãs, não só na área do ensino dual, mas também científico. "Haverá programas de doutoramento, feito em cooperação entre empresas e universidades", afirmou.
.
Nuno Crato avançou que há outros países a estudar o sistema alemão, como é o caso dos espanhóis. Entre as áreas em que se irá apostar no ensino dual está: o design, tecnologias, fotografia moldes plásticos, exemplificou o ministro.
.
O projecto irá envolver bastante os institutos politécnicos e escolas profissionais, adiantou.O país precisa de mais trabalhadores com qualificações técnicas médias para desenvolver a indústria, defendeu o Ministro. "O combate ao desemprego é fundamental", sublinhou. Nuno Crato adianta que o Ministério está a trabalhar com várias escolas de referência espalhadas pelo país para implementar este sistema.
.
Temos de fazer este investimento, apostando na inovação, em conjunto com a indústria, frisou o ministro. A indústria alemã aumentou o investimento em inovação em 14,8% em 2012, avançou entretanto Paul Bauwens-Adenauer, vice-presidente da Confederação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria.


Fonte: Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-quer-mais-50-de-jovens-no-ensino-profissional-em-dois-anos=f766371#ixzz2C3j2tD9Z

Sem comentários:

Enviar um comentário