sábado, 3 de novembro de 2012

Região do Porto é onde há mais casos de pobreza

A Área Metropolitana do Porto é a região do país com mais casos de pobreza devido ao elevado número de desempregados, disse hoje à agência Lusa o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca.

"A região onde a pobreza é mais dramática e oPobrezande há um grande número de desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), é o Grande Porto", afirmou Eugénio Fonseca, salientando que os níveis de pobreza também são preocupantes na região de Lisboa, na Península de Setúbal e no Algarve.
.
"O Algarve tem uma situação grave e que está a agravar-se outra vez, devido ao fim do emprego sazonal", observou.
.
Para além de milhares de pessoas que já beneficiavam dos apoios da instituição, a Cáritas Portuguesa está agora a ser confrontada com novos pedidos de ajuda de muitos cidadãos que até há pouco tempo faziam parte da classe média e que têm vergonha de assumir a situação de pobreza em que caíram.
.
"Estamos a falar de milhares de pessoas que tinham uma vida estável, que pertenceram à chamada classe média, que estavam bem integradas na sociedade, e que, de repente, ficaram sem trabalho", disse Eugénio Fonseca, notando que algumas destas pessoas "não têm qualquer apoio, devido às alterações no subsídio de desemprego e noutras medidas de proteção social".
.
"Estas pessoas quando chegam à Cáritas, quando já caiu esse véu da vergonha, já estão com problemas tão graves que a instituição já não tem capacidade para resolver", reconheceu.
.
Eugénio Fonseca acredita, no entanto, que esta realidade poderá está a mudar, porque muitas pessoas começam a perceber que não estão sozinhas e que não são as únicas a ser afetadas pela crise económica que se vive em todo o país.
.
"A sensação que tenho é que as pessoas, porque se tem dado tanta evidência a esses problemas, já entenderam que não estão sozinhas e sentem-se mais encorajadas a colocar os seus problemas", concluiu o presidente da Cáritas.
.
Norte de Portugal é a região com mais desempregados inscritos em Setembro
O Norte de Portugal registava em setembro deste ano 290.737 desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sendo a região com mais desemprego de Portugal (42,5%).
.
Dados do IEFP do “Desemprego Registado por Regiões”, indicam que o Norte de Portugal registava, em setembro deste ano, a maior taxa de desempregados inscritos do país (42,5%), tendo aumentado mais 20,4% do que em período homólogo em 2011 e mais 0,8% do que no mês anterior.
.
A região de Lisboa e Vale do Tejo registou em Setembro deste ano “205.578 desempregados inscritos”, o que equivale a 30,1% do total de desempregados a nível nacional.
.
No Centro do país, o IEFP registou 95.321 desempregados inscritos”, o equivalente a 13,9% a nível nacional, enquanto que no Alentejo se registaram 31.530 desempregados inscritos (4,6%), e no Algarve 27.661 (4,0%), lê-se na informação mensal do mercado de emprego.
.
O desemprego em Portugal situou-se nos 15,7% em setembro, um recuo de 0,1 pontos percentuais (p.p.) em relação a agosto, enquanto entre os jovens diminuiu 0,6 p.p. para os 35,1%, indica o Eurostat.
Fonte: Negócios Online

Sem comentários:

Enviar um comentário