domingo, 18 de novembro de 2012

Uma boa ideia de Abílio Vilaça

O IMI no Combate ao Desemprego Local


.
O Desemprego é atualmente um problema sério que requer medidas inteligentes. Como referi num artigo anterior, o desemprego começa por ser um problema local, da Freguesia, do Concelho, da Região, antes de se transformar numa estatística nacional. Só é tratado como problema nacional quando a estatística assume valores elevados como aqueles que se apresentam em Portugal, na Espanha ou na Grécia.
.
Tenho através das minhas crónicas procurado dar sugestões que podem contribuir para desenvolver soluções úteis e estruturantes. Recordo a sugestão de se prepararem Guias Residentes dos Santuários para trabalharem nos mais de 4.000 monumentos de valor turístico no domínio do cultural e religioso existentes em Portugal.
.
Abordei também a possibilidade de se criarem oportunidades para jovens qualificados através da transformação dos Centros e Galerias Comerciais de primeira geração em viveiros de empresas de comércio e serviços. Estes centros, geralmente bem localizados, têm ao nível da cave e do primeiro andar muitas lojas devolutas. Uma vez dinamizados, podem assumir-se como fonte de experimentação empresarial e de lançamento de novas oportunidades empresariais, com novos protagonistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário