sábado, 3 de novembro de 2012

200 bombeiros querem sair da Função Pública para emigrar


200 bombeiros querem sair da Função Pública para emigrar
.
Perto de 200 bombeiros profissionais manifestaram intenção de se desvincular da função pública para emigrar, devido a dificuldades económicas, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).
.
Fernando Curto adiantou que, entre 150 a 200 bombeiros, pediram ajuda a ANBP para se desvincular da função pública para irem trabalhar para o estrangeiro, uma vez que muitos viram o vencimento reduzido em cerca de 200 euros, além da falta de emprego do cônjuge.
.
Segundo o presidente da ANBP, em alguns casos, os bombeiros profissionais viram o seu rendimento mensal passar dos 750 para os 570 euros, o que contribuiu para a perda de habitações por falta de pagamento e o incumprimento em encargos com a creche dos filhos.
.
Fernando Curto manifestou-se preocupado com esta situação, que considerou grave, tendo em conta que são bombeiros com mais dez anos de serviço e com formação.
.
A esta intenção de emigrar dos bombeiros profissionais junta-se a «falta de efectivos das corporações», estimada em cerca de 1.500, e da «sobrecarga de trabalho a que estão sujeitos, sem que lhes sejam pagas centenas de horas extraordinárias».
.
De acordo com o também presidente do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), apenas são pagas 60 por cento das horas extraordinárias
.
Nesse sentido, os bombeiros profissionais exigem um regime de excepção para novas admissões e progressões nas carreiras, idêntico ao da PSP, e uma regulamentação do horário de trabalho, como aconteceu com os médicos.
.
Fernando Curto adiantou que o trabalho dos bombeiros profissionais é idêntico aos dos médicos, pelo que exigem a indexação das horas extraordinárias ao vencimento base e uma revisão do horário de trabalho semanal.
.
Para exigir uma resposta às reivindicações apresentadas, a ANBP e o SNBP têm marcado uma manifestação nacional para 20 de Novembro, entre o Terreiro do Paço e a Assembleia da República.
.
A ANBP e SNBP têm também convocada uma greve de bombeiros profissionais em todo o país para 27 de Novembro, além de já terem apelados aos associado para se juntarem à greve geral de 14 de Novembro.
.
Fernando Curto disse ainda à Lusa que a greve de 27 de Novembro poderá ser desconvocada, caso o Ministério da Administração Interna responda às reivindicações.
.
Em Portugal existem cerca de nove mil bombeiros profissionais entre sapadores, municipais, 'canarinhos' e funcionários dos bombeiros voluntários.

Fonte: Lusa/SOL

 

Sem comentários:

Enviar um comentário