quarta-feira, 24 de outubro de 2012

À procura de um futuro (nem sempre) prometedor

Numa altura em que o desemprego não dá tréguas, a TSF foi à procura de histórias de portugueses cuja crise obrigou a deixar o país. Os jovens estão na primeira linha, conscientes de que o futuro nem sempre é prometedor. Mas sonham.
,
Esta segunda-feira, o secretário de Estado das Comunidades não quis avançar com uma previsão, mas reconheceu que este ano, por causa do desemprego, podem repetir-se os números do ano passado em que o Governo estimou uma saída do país de perto de 100 mil portugueses.
.
Por seu turno, diversos especialistas admitem que o desaparecimento de jovens da população ativa se deve em grande parte à emigração. Muitos, concluem, nem chegam a procurar emprego em Portugal.
Segundo o INE, entre Junho de 2011 e Junho de 2012, desapareceram 65 mil jovens com idades entre os 25 e os 34 anos da população ativa portuguesa.
.
Face a estes dados, a TSF deu a conhecer histórias, ao longo do dia, de portugueses que decidiram emigrar à procura de trabalho e novas oportunidades, longe do país de origem. Algumas bem sucedidas. Outras nem por isso. Uma certeza em comum: não pretendem voltar a Portugal.
.
Daniela, de 24 anos, trabalha desde os 18. Porém, no ano passado, o alçapão do desemprego levou-a a pensar para além das fronteiras do país. Através das notícias televisivas, descobriu um restaurante em Madrid e resolveu bater à porta. Está satisfeita e a ganhar o dobro do que recebia no último emprego português.
Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário