quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"É fundamental aproveitar a situação de desemprego para requalificar as pessoas"

O secretário de Estado do Emprego afirmou hoje que o período difícil que o País atravessa em termos de desemprego deve ser aproveitado para aumentar a qualificação daqueles que pretendem regressar ao mercado de trabalho.
"Temos uma situação difícil ao nível do desemprego em Portugal e é fundamental utilizar este período, com níveis de desemprego elevados, para a requalificação dessas pessoas", declarou Pedro Silva Martins (na foto) no âmbito de uma visita ao Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, onde se inteirou de como será aplicada no distrito de Aveiro a fatia dos 5,2 mil milhões de euros atribuídos à Região Norte através do Fundo Social Europeu e do Plano Operacional do Potencial Humano (POPH).

O montante em causa refere-se ao investimento público, já aprovado, para candidaturas que têm como destinatários mais de dois milhões de cidadãos: 109 mil activos que, assim, irão frequentar acções de formação de dupla certificação, outros 309 mil activos em acções formativas na área da inovação e gestão, e perto de 1.650.000 pessoas que irão receber formação, "destinada a promover a reconversão profissional da população portuguesa activa empregada e desempregada".

O secretário de Estado do Emprego visitou S. João da Madeira por ser a capital do sector do calçado, que considera um exemplo, por as suas empresas terem sabido apostar em três grandes áreas, privilegiando a inovação e a internacionalização, mas também "a requalificação dos seus recursos humanos, em parte através dos recursos públicos que resultaram do Fundo Social Europeu".

O governante reconhece que, "sem crescimento económico, muitos dos desempregados não terão muitas oportunidades de regresso ao mercado de trabalho", mas insiste que "é fundamental aproveitar este período para requalificação, de forma a que, quando a recuperação económica regressar, possa haver uma reinserção o mais rápida possível no meio laboral".
Fonte: Negócios Online

Sem comentários:

Enviar um comentário