segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Desemprego em Portugal volta a subir em agosto

Desemprego em Portugal volta a subir em agosto de 2012
Desemprego em Portugal volta a subir em agosto
Luís Forra, Lusa
A taxa de desemprego voltou a subir em Portugal, tendo atingido os 15,9 por cento em agosto, segundo o Eurostat. Os números divulgados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia mostram que Portugal continua a ser o terceiro país com a taxa de desemprego mais elevada da Zona Euro e da UE, sendo apenas ultrapassado pela Espanha, que registou 25,1 por cento, e pela Grécia, onde a taxa foi de 24,4 por cento, sendo que neste último caso os valores se referem a junho.
Em julho a taxa de desemprego em Portugal cifrava-se em 15,7 por cento, pelo que aumentou 0,2 por cento num mês.

Em termos de comparação, a média do desemprego nos 17 países da Zona Euro em agosto atingiu 11,4 por cento e no total de países que integram a União Europeia foi de 10,5 por cento.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o desemprego português aumentou 3,2 por cento, já que em agosto de 2011 a taxa era de 12,7 por cento.

Esta variação em termos homólogos na percentagem do desemprego representa também o terceiro maior crescimento na União Europeia e da Zona Euro, depois da Grécia, onde a variação foi de 17,2 para 24,4 por cento entre junho de 2011 e junho deste ano, e de Chipre, onde a taxa passou de 8 para 11,7 por cento entre os dois meses de agosto.

Na Zona Euro a variação anual da taxa de desemprego foi de + 1,2 por cento, tendo passado de 10,2 para 11,4 por cento e no conjunto dos 27 avançou 0,8 por cento de 9,7 para 10,5 por cento.
Desemprego jovem recua em termos mensais mas aumenta de um ano para outro
De registar que, no que respeita ao desemprego jovem (pessoas com menos de 25 anos), o desemprego em Portugal registou um recuo de 0,5 por cento em termos mensais, tendo caído de 36,4 por cento em julho para 35,9 por cento em agosto.

Apesar desta melhoria, o desemprego entre os jovens portugueses aumentou 5,6 por cento em termos anuais, já que em agosto de 2011 era de 30,3 por cento.

Também aqui, Portugal está em terceiro lugar no clube dos países que com a taxa mais elevada, sendo que, no conjunto de países de que há dados disponíveis, apenas é ultrapassado pela Grécia, com 55,4 por cento e pela Espanha com 52,9 por cento.

Estes valores do desemprego jovem são, uma vez mais, muito superiores à média de 22,8 por cento que se regista na Zona Euro e de 22,7 por cento no conjunto da União Europeia.

Os números hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia indicam que, em toda a UE, o número de pessoas desempregadas atingiu em agosto 25,466 milhões, dos quais 18,196 milhões nos países que integram a Zona Euro.

Em comparação com julho deste ano, o crescimento do número de desempregados foi de 49 mil no total dos 27 e de 34 mil entre os países da zona monetária comum.

Em relação a agosto do ano passado o crescimento foi de 2,170 milhões no conjunto da União, sendo que a quase totalidade deste aumento (2144 milhões) se registou nos países da Zona Euro.
m Portugal volta a subir em agosto.
Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário