quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Número de desempregados a Oeste Norte reaproxima-se em Setembro dos 10.000

Segundo os últimos dados disponibilizados pelo IEFP em Setembro, o desemprego voltou a subir, aproximando-se nos seis concelhos da região Oeste Norte dos dez mil desempregados.
.
A maior subida em termos relativos verificou-se na Nazaré com mais 110 desempregados (+14,1%) e no Bombarral mais 36 desempregados (+5%). Em termos absolutos o número de desempregados aumentou 39 em Alcobaça (+1,3%) e mais 13 nas Caldas (+0,4%). Contudo, em Peniche diminuíram cerca de uma centena de desempregados (-5,5%). Recorde-se que em Agosto passado foi em Peniche que se deu o maior aumento do desemprego, justificado com o final de bastantes contratos a termo certo.
.
O número de desempregados registados em Portugal no mesmo mês aumentou 23,4% (+129.471) relativamente ao mês homólogo de 2011 e 1,5% (+10.136) face ao mês de Agosto. Na região Oeste Norte a tendência foi a mesma, com um aumento de 16,4% em relação ao mês homólogo de 2011 e de 1,1% em relação a Agosto.
.
Por concelhos da região, o desemprego em relação ao mês de Setembro de 2011 aumentou em todos os municípios variando os aumentos entre 12,1% na Nazaré e os 45,2% no Bombarral. Em Caldas da Rainha e Óbidos o desemprego aumentou em relação ao mês homólogo, respectivamente, em 15,4% e 24,1%.
Número de desempregados por concelho (Fonte: IEFP)
Se analisarmos os valores do desemprego de 2012 em relação aos anos anteriores, mas especialmente de 2007 e 2008 (antes do rebentar da crise nos EUA), os aumentos foram de mais de 50% a 108%.
.
Em todos os níveis de escolaridade, assistiu-se a um incremento do volume de desempregados comparativamente a igual período do ano passado. Os diplomados do ensino superior
destacam-se com um acréscimo de 45,2%, seguindo-se os do ensino secundário (+31,1%).
.
A comparação com o mês homólogo do ano passado mostra que o desemprego registado no continente aumentou em todos os grupos profissionais, verificando-se os acréscimos percentuais mais elevados nos “quadros superiores da administração pública” (grupo que se apresenta pouco expressiva no total do desemprego registado), nos “docentes do ensino secundário, superior e profissões similares” com +69,5%, nos “especialistas das ciências físicas, matemáticas e engenharia” com +49,7%, nos “profissionais de nível intermédio das ciências da vida e da saúde” com +44,7% e nos “especialistas das ciências da vida e profissionais da saúde “ com +41,0%.
.
Não sendo possível com os dados fornecidos pelo IEFP fazer esta desagregação, é possível, contudo, verificar que entre Agosto e Setembro aumentaram fortemente os desempregados licenciados em todos os concelhos da região Oeste Norte, numa média de 13,7%. Este aumento foi superior em termos relativos na Nazaré e Óbidos, respectivamente com mais 29 e 20%, quando nas Caldas o aumento foi de 10,5% e em Alcobaça de 13,8%. Em termos quantitativos o aumento de desemprego entre Agosto e Setembro foi na região Oeste Norte de mais 155 desempregados com o ensino superior, a que deve corresponder o aumento de professores
Evolução do número de desempregados por habilitações literárias
desempregados.

Criado o Centro de Emprego de Oeste Norte
O Centro de Emprego de Alcobaça e o das Caldas da Rainha passam agora a fazer parte de uma mesma estrutura que se chama Centro de Emprego de Oeste Norte.
.
O novo centro de emprego foi criado com a portaria publicada em Diário da República a 12 de Outubro e abrange Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, que no final de Setembro registavam 10.635 desempregados.
.
Questionado sobre a criação do novo Centro de Emprego, o responsável pela Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, Victor Gil, garante que esta “não trará alterações que prejudiquem o relacionamento dos cidadãos e entidades em geral com o IEFP”. Acrescentou ainda que “manter-se-ão em funcionamento as instalações existentes nas Caldas e em Alcobaça, com todas as suas valências”, mas nada disse sobre onde ficará a sede do novo centro de emprego e quem o vai dirigir.
Fonte: Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário